”No meio do caminho tinha uma pedra
Carlos Drummond de Andrade
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra
Quem procura um analista geralmente tem uma questão. Algo parou de funcionar em sua vida. Infinitas situações acontecem que confrontam o sujeito, causam desarmonia e impede de caminhar. Ora sozinho, ora com um amigo ou familiar…ou a decisão de procurar um analista são as possibilidades encontradas numa tentativa de seguir adiante.
Para quê análise? Primeiramente diríamos que análise é para todo aquele que deseja refletir sobre seus incomodos. E continuando o tratamento pela psicanálise é uma experiência que leva o sujeito em direcao a sair daquilo que o faz sofrer, daquilo que o embaraca de modo que a vida siga de uma forma dolorosa.
A psicanálise da sentido ao diferente de cada um, e o que há de mais singular em cada sujeito. O sujeito da a direcao para aonde consegue seguir, e nos dirigimos o tratamemto através de uma escuta cautelosa.
Cada paciente tem suas crenças, seu olhar sobre o mundo e sobre si, a organização de suas angustias, suas fantasias que o constituem como sujeito. O encontro com um analista é uma aposta em seguir se colocando no mundo a pesar de…
No espaço Psi Barra acompanhamos os avanços da ciência, do discurso médico e os tratamentos psiquiátricos assim como os sintomas trazidos pelos novos tempos. Porém o tratamento através da psicanálise passa por outra ordem sendo uma prática, como já dissemos, de escuta e não impede o paciente de andar junto com as ciências.
Boa jornada!